Rafael Sobral construindo sua criatividade com LEGO

rafaelsobral_-_michael_jackson2Clique na foto para ir ao link da notícia

Às vezes me posiciono duramente quanto a questões sobre criatividade na arte de modo geral, mas principalmente na fotografia. Criatividade é um processo, não é uma técnica! Até porque se algo se transformou em técnica deixou de ser criativo, agora é algo já criado, cristalizado, estático, mas que pode servir como ferramenta para a criatividade, o que não quer dizer que seja a criatividade em si. O emprego do termo “CRIATIVO” então para fins de vendas de livros, e-books, cursos online e o escambau a quatro não passa de pura enganação em essência, pois nenhuma luz é criativa, mas quem controla a luz. Nenhuma fotografia é criativa, mas quem faz a foto.

Pode parecer bobeira da minha parte? Sim, pode… mas se você não dá importância a isso e prefere ser conduzido de forma a continuar sendo gado, não exercitando sua real CRIATIVIDADE em sua vida, na sua arte, ai também já é problema seu né. O fato é que CRIATIVIDADE se trata de um processo, o processo criativo, e este está dentro de você mesmo. Não há quem o possa manipula-lo, molda-lo, exercitá-lo, se não você mesmo. Trabalhar a criatividade em alguém trata-se de um processo de “coaching”, de acompanhamento, como em um curso… e além de demorado pode não trazer resultado nenhum, pois o processo criativo vem de você e se você não se empenhar para exercitar sua criatividade nada acontecerá. Não se trata de técnicas ou textos vendidos ou distribuídos afim de trazer informações, conhecimentos, técnicas… mas trata-se do que fazer com tudo isso! E isso ninguém tá afim de ensinar, pois se vocês se tornarem criativos demais exercerão uma pressão ao “status quo” do mercado da fotografia o qual se encontra, infelizmente.

O trabalho de Rafael Sobral, no entanto, é a expressão de um processo criativo fantástico! Tenho certeza que ele também se inspirou a utilizar o LEGO na fotografia vendo alguma foto, ou várias, provavelmente dos EUA, e arrisco a dizer até que foram com bonecos de LEGO da série Star Wars, pois que eu tenha conhecimento foram uns dos primeiros trabalhos realizados com LEGO na fotografia. Mas isso é inspiração, somente. Recriar fotografias de cenas clássicas então foi outra inspiração, sim, mas somente inspiração. O que o Rafael fez foi trazer a inspiração para sua realidade, utilizando das técnicas disponíveis, improvisando, solucionando problemas, exercendo sua criatividade para tentar reproduzir imagens com seus bonecos.

Não importa a técnica, se foto ficou boa ou ruim, embora eu tenha gostado muito, mas trata-se de estilo, expressão de criatividade vinda de alguém que se dispôs a pensar, sentir, se mexer pra fazer acontecer, e o resultado está em suas fotografias que por sinal são muito interessantes de se ver e indico conhecerem o trabalho dele.

Parabéns Rafael pela sua CRIATIVIDADE!!! 🙂

Rafael Sobral: www.rafaelsobral.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s