Jogando chá quente em -40ºC

Em temperaturas suficientemente frias, água quente espirrada ao ar torna-se instantaneamente em gelo. Isto é o que foi capturado nesta linda foto pelo fotógrafo Michael Davies – ela mostra seu amigo Markus Siivola jogando chá quente de uma garrafa térmica em um ar de -40ºC.

Devies mora em Pangnirtung, no Alto Ártico do Canadá, onde ele tem fotografado como fotógrafo profissional por 10 anos. A temperatura fica entre -25ºC e -30ºC.

Um ótimo planejamento foi feito para esta foto. “Entre o nascer do sol e o pôr do sol nós temos apenas 2,5hs (duas horas e meia) de luz,” Devies diz ao PetaPixel, e nem toda a luz neste período é ideal para fotos.

À 1pm (uma hora da tarde), ontem à tarde, Devies pegou um snowmobile e rodou 45 minutos até o topo de uma montanha próxima com Siivola. É “onde a luz, a qual é quase sempre rosa perto do solstício, bateria nas montanhas,” diz o fotógrafo.

Eles tinham muitas garrafas térmicas com chá, e começaram a jogar e fotografar. Davies ficou de olho na temperatura, esperou por um vento calmo, e cuidadosamente programou as configurações para a foto. Para pelo menos duas das fotos, ele fez com que o sol fosse capturado no centro do spray de chá.

 

Comentário do Blog:

É super interessante o compartilhamento dessas informações para que possamos perceber a importância da preparação para se fazer uma foto. Tudo foi pensado, elaborado e esquematizado pra que estas fotos fossem feitas.

Aparentemente, em termos de nível de dificuldade para se realizar uma foto como esta, em termos de configurações de câmera, é relativamente simples. Mas então, o que torna essa foto tão linda assim? É aí que se começa a aprender fotografia, pois fotografia não é só clicar né gente. Então, vamos ver essa foto em detalhes para “tentar” entender como foi feita a preparação para que ela fosse feita? Vou enumerar o que eu pude perceber e caso você, leitor, tenha enxergado algo mais, comente, contribua.

1 – Oportunidade

O fotógrafo reside em um lugar onde a temperatura, geralmente, fica entre -25ºC e -35ºC (e a gente reclamando do tempo aqui né rsrsrsrs). Ele soube aproveitar o que o lugar e o clima ofereciam pra ele.

2 – Planejamento

Sabendo que o sol, neste lugar, aparece por somente duas horas e meia e que deste período de luz somente alguns momentos seriam ideais para se fotografar, ele se programou para tal e esperou o momento certo para fazer a foto.

3 – Ajuda

Fazer algo sozinho e bem feito geralmente é muito difícil e ele não exitou em chamar um amigo para o ajudar a fazer esta foto. Uma das grandes dificuldades que encontramos aqui, no Brasil, que tenho percebido, é a falta de ajuda na hora de fazer as fotos, pois rola uma competição doentia e um egoísmo enorme na hora de produzir uma imagem. Quem tem a perder? Todos! Pois acaba não saindo nada tão interessante e a criatividade passa a ser cada vez mais limitada.

4 – Criatividade e conhecimento

Quanto mais conhecimento se tem, mais sua criatividade terá asas para voar. Neste caso, o exemplo é claro, se tratando de um conhecimento de física, onde a água (ou chá neste caso), em estado líquido, ao atingir uma temperatura menor que 0ºC se congela. A ideia, então, foi fotografar justamente essa transformação, jogando água quente (estado líquido) em um clima com ar medindo seus -40ºC. Como a água foi esguichada, espirrada da garrafa, ela se dividiu em pequenas porções onde a troca de temperatura foi muito rápida, tornando se gelo (estado sólido) instantaneamente após ser arremessada devido a tão baixa temperatura de -40ºC.

Agora é só sentir toda essa inspiração, olhar ao seu redor e perceber o que o clima e o lugar te proporcionam e deixar os neurônios trabalharem com todo o conhecimento que você tem adquirido durante toda sua vida.

Boas fotos! 😀

 

Tradução livre: por Reges Pineze

Fonte: Here’s a Photo of Tea Being Tossed in -40°C Weather

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s