Pessoas Comuns vs Fotógrafos: “Experimento mostra o quão diferente pode ser a mesma locação”.

A matéria:

Recentemente, o usuário do Reddit manyToys enviou algumas fotos mostrando as diferenças entre pessoas comuns e fotógrafos profissionais.

“As fotos mostram que fotógrafos podem fazer um lugar comum parecer mágico com a luz certa, ângulo e só um pouquinho de edição. O que pode parecer uma parede de arbustos com duas árvores próximas para uma pessoa comum, pode parecer uma misteriosa floresta para um fotógrafo. Sim, claro, qualquer foto parece melhor quando editada, mas convenhamos, nem todos tem um “olho artístico”, o qual é muito necessário na fotografia. Não acredita? Dê uma olhada abaixo.”

 

 

Comentário sobre a matéria:

Não se sabe ao certo quem fez as fotos, porém, as ditas “ruins” teriam sido feitas por pessoas comuns, ou seja, poderiam ter sido feitas por fotógrafos também, visto que fotógrafos são pessoas comuns – Nunca vi um fotógrafo voando ou parando bala no peito.

Mas é claro que entendemos a comparação! Só estou afirmando que ele(s) mesmo(s), o(s) fotógrafo(s) da(s) foto(s) poderia(m) ter feito as fotos com seu(s) celular(es).

Então, foto de celular é ruim mesmo? Também não quis dizer isso. Mas veja: Geralmente, celulares possuem lentes muito angulares. Isso dificulta o desfoque e deixa tudo chapado mesmo. Geralmente, também, celulares não são fáceis de se segurar firmemente, o que faz com que as fotos saiam muito tremidas em algumas ocasiões com pouca luz.

 

Tá, então você quer dizer que não há diferença entre “pessoas comuns” e “fotógrafos” na hora de fotografar? Não! Nem de longe eu quero dizer isso. Mas eu tenho que ser crítico em relação ao que vejo por aí e achei essa matéria um tanto quanto preconceituosa e desdenhosa com as ditas “pessoas comuns” ao se referirem a essas fotos mal feitas ou apenas com o intuito de mostrar a locação. Ou seja, é claro que uma “pessoa comum”, com um celular, não conseguirá capturar belíssimas imagens em qualquer situação onde isso seja possível. Já com uma câmera apropriada, com uma lente apropriada e um pouco de conhecimento na fotografia, é óbvio que até uma “pessoa comum” conseguiria melhorar suas fotografias ou até registrar belíssimas imagens.

 

E achei muito interessante o fato de abordarem a questão “O que eu vejo de forma comum” e “O que eu vejo quando quero fotografar”. Sim, você pode fazer proezas em um lugar onde não se imagina possível de se fotografar. Este exercício do olhar é fundamental para a fotografia! E tanto fotógrafos profissionais, como amadores e até mesmo “pessoas comuns” podem treinar ele e melhorar suas fotos. Era apenas esta a correção que eu gostaria de fazer quanto à matéria.

 

Até a próxima!

 

Fonte: Ordinary People VS. Photographers: Experiment Shows How Differently Same Location Looks | Bored Panda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s