Introdução

Passo a Passo

Estas dicas e textos não substituem um curso de fotografia, mas complementam. Porque não substituem? Não, não é pra enrolar não. É que em um curso você tem a prática e não há nada que substitua a prática. Inclusive, nos meus cursos eu priorizo a prática e deixo as leituras por conta dos alunos mesmo, pois fotografia se aprende na prática, sozinho (e geralmente demorado) ou acompanhado por um tutor, professor (bem mais rápido) que estará ali para pontuar suas ações, demonstrar as peculiaridades de cada cena, de cada técnica, passar informações que só acontecem questionamentos na hora do click. É completamente diferente o “falar, falar e falar” sobre o que se deve fazer, do “fazer” propriamente dito.

Portanto, não há nada de mal em compartilhar qualquer informação sobre fotografia, mesmo que seja um tanto quanto preocupante aceitar que algumas pessoas vão ter acesso a apenas essas informações e vão sair por ai dizendo que sabem alguma coisa ou que são alguma coisa. Cuidado! Você pode entrar em várias frias por conta disso.

Sobre minha didática

Nesta página você encontrará textos diversos sobre a paixão, a profissão e a arte da fotografia em um simples passo-a-passo que, ao meu entender, representa tudo na fotografia. Não existe técnica ou situação que não seja executada ou solucionada apenas encontrando a harmonia entre os quatro pilares básicos da fotografia (ISO, Abertura, Velocidade e Luz).

Com o intuito de demonstrar este pensamento as categorias serão somente essas quatro e as subcategorias estarão relacionadas a cada uma dessas bases. É claro que elas não podem ser utilizadas isoladamente, mas a intensão é de demonstrar que para cada técnica ou situação existe uma prioridade a ser levada em consideração, a qual está ligada a essas quatro categorias. Esta separação é feita, portanto, apenas didaticamente para fim de um entendimento melhor sobre a importância de cada aspecto.

Outros

Ao posicionar o “mouse” em cima desta página aparecerá, à direita, outro menu com os diversos textos. Podem haver textos meus e de outras pessoas mas serão textos apenas com o intuito de te fazer refletir, pensar sobre algo. Não tem de forma alguma a intensão de ser a palavra final sobre um assunto e pode não representar a opinião real da pessoa que coordena este blog.

Espero que aproveitem bem os textos e que possam contribuir também. Caso tenham algum material para contribuir podem entrar em contato deixando seu e-mail nos comentários ou enviar um e-mail para pineze.foto@ymail.com

Até a próxima!

2 comentários sobre “Introdução

  1. Amigo, primeiro obrigado pelo blog! Estou iniciando no mundo da fotografia e gostaria de aprender bastante sobre o tema.
    Você poderia me dizer se a FujiFilm Fin3pix S8200 é um bom equipamento para aprender o básico da fotografia?

    • Olá Leandro, mas eu é que agradeço a sua visita!

      Agora, sobre o equipamento, eu poderia te dar duas respostas: 1 – Se você tiver uma chapa sensibilizada e uma câmara escura, já tem um equipamento ótimo pra aprender o básico. 2 – Te dizer o nome de qualquer câmera de entrada da Canon, Nikon ou até da Pentax. Nenhuma das duas respostas estão corretas, e nenhuma delas também está errada. Depende, seria a resposta mais adequada… depende… porque não sei o que você chama de básico na fotografia, não sei qual seu nível. Não sei também quais seus reais objetivos, onde quer chegar com a fotografia e o quão afetado pela fotografia será seu ego.

      Pra aprender fotografia basta começar a estudar. Mas precisará praticar, daí precisará de um equipamento.

      Eu posso dizer que essa câmera que vc citou, pra mim, pra minha pessoa, hoje, é muito limitada, mas se eu ganhasse uma dessa de presente tu ia ficar impressionado com o que eu daria conta de fazer com ela, não colocando a desculpa que teria um equipamento limitado nas mãos. Então, minha dica é: leia mais por enquanto. Visite fórums, sites, grupos… continue perguntando, visite sites como o flickr, 500px, procure por fotos feitas por determinados equipamentos e veja se eles te agradam. Procure por comparações de características e preços dos equipamentos. Quando se sentir à vontade pra comprar um, vai lá e compra. Saberá na hora certa. Só não vai com muita cede ao pote… leia, vai com calma, e vai dar certo. Pode confiar!