Amador x Profissional

AMADOR X PROFISSIONAL

Depois de escolher seu equipamento e fazer seu primeiro curso de fotografia vem logo a pressão social e do mercado para te atrapalhar um pouco mais a vida. Você é fotógrafo? E aí? É ou não é? Sim! Se você se preparou, aprendeu alguma coisa e já começou a fazer suas fotos você é fotógrafo sim. Mas calma lá, isto é só uma definição da ação de fotografar, ou seja, quem clica é fotógrafo e pronto, ou é algo mais complexo? Eu diria que que são as duas coisas.

Mas isso só acontece porque o nome é igual para todas as situações, fotógrafo. Se você prepara um prato em sua casa, uma lazanha, ou um ovo frito que seja, você é um cheff? Um cozinheiro? Às vezes nenhum dos dois. Apenas um faminto tentando sobreviver… rsrsrsr. Então, não se preocupe com a categoria, a definição, pois fotógrafo é aquele que faz as fotos, desde o fotógrafo que não sabe nem ligar uma câmera compacta direito e consegue estragar todas as fotos do aniversário do pimpolho até um Ansel Adams, um JR Duran da vida.

Mas basicamente existem duas categorias de fotógrafos que são os AMADORES e os PROFISSIONAIS. Os dois podem fazer exatamente a mesma coisa, produzir o mesmo tipo de imagem, com a mesma qualidade, pois a fotografia em si, a imagem propriamente dita é um objeto, ou seja, se você deixar um arquivo no seu computador de uma imagem mal feita ela não vai melhorar com o tempo, ela permanecerá daquele jeito pro resto da vida dela. Quem aprende, quem melhora, quem supera é a pessoa, o que pratica a ação, portanto, não é a imagem em si que vai te definir como amador ou profissional mas sim sua postura diante das situações.

Muitos são os fotógrafos profissionais que produzem imagens dignas de uma bela lixeira e muitos são os amadores que produzem imagens que dificilmente você encontrará um profissional capaz de fazer o mesmo. Você é fotógrafo e pronto! Daqui pra frente é melhorar sempre, aprender, fazer denovo, se superar, seja como amador ou profissioal. Mas o que difere, então, um amador do profissional?

No meu ponto de vista esta é apenas uma questão de mercado e não de produção. Ao meu ver um fotógrafo teria as seguintes características quando fosse um…

AMADOR

  • Possui uma atividade de trabalho principal que não seja a fotografia;
  • Fotografa somente por prazer, ou seja, quando quer, quando pode, não possui uma agenda com horários para terceiros e quase nunca está disponível;
  • Não há compromisso com prazos e seu material pode ser produzido com tranquilidade, levando até anos para concretização de um projeto.

PROFISSIONAL

  • A fotografia é sua atividade principal, ou seja, 24hs por dia, 7 dias na semana.
  • Fotografa à pedido de clientes, não se importando com quem é, quando é, como é ou onde é, está sempre disponível caso haja disponibilidade em sua agênda;
  • Há compromisso com prazos, fluxo de trabalho, demanda de clientes, etc.

Será que me esqueci de alguma coisa? Dinheiro! Não… não esqueci nada, porque cobrar por um serviço não é, não deve e não pode ser exclusividade do PROFISSIONAL! Você investiu em equipamentos, cursos, dedicou horas a fio de estudos complexos na fotografia, produz belas imagens, mas é um fotógrafo amador, então alguém te propõe um serviço e você vai fazê-lo de graça? Não! A diferença é que o amador pode selecionar os serviços que quer fazer, na hora que pode fazer, onde der pra fazer e faz do jeito que ele quer, não do jeito que o cliente quer. Mas se você vai fotografar pra alguém que não seja você mesmo, cobre! É um serviço!

Isto é saudável em vários aspectos. Primeiro porque você ganha alguma grana para ao menos ajudar a manter seu equipamento, trocá-lo quando necessário, realizar as devidas manutenções e consertos. Segundo porque você não interfere de forma irresponsável e agressiva no mercado fotográfico da sua região. Muitos que começam na fotografia realizando trabalhos de graça são excluídos de grupos de fotógrafos, das rodinhas profissionais de sua região e isso pode lhe custar mais caro do que imagina, pois como já disse é uma classe que possui uma união relativamente boa. Conseguir a ajuda certa e necessária pode ser mais importante do que seus primeiros trabalhos. Mas isso somente no caso de você almejar o profissionalismo na fotografia, pois do contrário será apenas um amador fazendo o que bem entende e sem pretenções profissionais.

Então, o que pode existir são vários tipos de fotógrafos, como os amadores em tempo integral (que unca realizam serviços para terceiros), amadores na maior parte do tempo mas realizam alguns trabalhos uma vez ou outra, pois estão pensando já em encarar a profissão, os profissionais na maior parte do tempo mas que não deixam de fotografar porque gostam e mantém seu amadorismo e os estritamente profissionais, que nas férias não querem ver uma câmera na sua frente nem pintada de ouro. Acreditem, pois até eu achei que não existiam este último tipo, mas existem.

Geralmente, na grande maioria dos casos começa-se pelo amadorismo integral e vai-se aperfeiçoando, fazendo contatos, começa a pegar alguns serviços e de repente boommm! Está lá você, com seu estúdio e trabalhando todos os dias com a fotografia. Mas esse boomm geralmente demora heim! Persistência, determinação e coragem não se consegue de uma hora pra outra e uma boa pitada de sorte também lhe ajudará muito.

Portanto, não tenha vergonha de dizer que é Amador e não fique se gabando muito por ser um Profissional, pois o que está sendo avaliado por todos não é seu status e sim suas imagens. Muito cuidado nessa hora!

Até a próxima!

Curta e Compartilhe se você acredita que mais pessoas podem possam precisar dessas informações. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s