F-Stop

Você sabe o que é F-Stop?

F-Stop é uma unidade de medida para a fotografia que considera o espaço físico da abertura da íris de uma lente e a distância focal desta lente para estipular um valor comum entre os vários modelos de lentes e suas distâncias focais assim como suas várias aberturas, podendo assim fazer cálculos para se chegar a um determinado resultado cientificamente e não somente na tentativa e erro, pois a fotografia também é ciência e é graças à toda a ciência e sua precisão por trás da fotografia é que conseguimos ter o que temos hoje em termos de equipamentos e fazer o que podemos fazer hoje em termos de imagens.

Mas vamos entender os F-Stops melhor agora:

Por motivos didáticos nós teremos exemplos com valores fixos, somente para o entendimento mesmo, porém, você poderá confirmar e testar vários outros valores depois.

Primeiro temos que entender como funciona a passagem de luz através abertura da lente. Aqui sabemos que, quanto maior a abertura, ou seja, o buraco físico, maior a quantidade de luz que passa por ele. E quanto menor a abertura, menos luz passa por ali.

lente1-2

Agora temos que entender algo importante. A capacidade de abertura de uma lente é medida em milímetros (mm), porém, o aumento do diâmetro desta abertura não é a mesma coisa que o aumento da quantidade de luz que passa pelo orifício, pois o orifício possui uma área e esta área não é apresentada nos valores observáveis na lente.

Ou seja, se você tem uma abertura de 20mm, com área de 314mm e quer dobrar a quantidade de luz (aumentar 1 f-stop) você não dobra os 20mm e sim a área total, os 314mm. Ficaria, então, uma área de 628mm, mas esta área não corresponde a um diâmetro de abertura de 40mm e sim de 28mm, pois o valor do diâmetro é multiplicado pela raiz quadrada de 2 que é 1.4 (arredondado). Assim, 20mm x 1.4 = 28mm. Confira na imagem abaixo o exemplo.

f-stop2

Agora você deve estar se perguntando, nessa confusão toda, o porque de não adotarmos apenas o valor do diâmetro para identificar o f-stop, ao invés de dizer f1.4 ou f5.6 porque não dizer apenas 20mm de abertura, 28mm de abertura, 40mm, etc, etc, etc.

Mas é que não é somente isso que interfere na abertura e na quantidade de luz que passa por ela. Temos também a “distância focal”. Sabendo que a distância focal é a distância entre o sensor, ou filme, e a lente (mais precisamente onde se consegue o ajuste para se produzir o foco no sensor, ou filme), temos então mais um dado a acrescentar. Vejamos no exemplo a seguir o que acontece com essas distâncias e valores.

fstop2

Repare que, para uma certa quantidade de luz na “Forma 1” nós precisamos de uma abertura de 20mm, e que na “Forma 2” nós precisamos, para outra quantidade de luz, de apenas 10mm. Porém, as distâncias focais das duas formas são as mesmas e se encontram a 40mm do sensor ou filme.

Se a distância focal aumentar para 80mm nas duas formas, nós precisaremos de uma abertura maior na Forma 1, de 40mm e uma abertura maior na Forma 2, de 20mm.

Agora, repare no circulo feito na diagonal, onde ele abrange duas aberturas de tamanhos iguais (20mm), porém, se verificar na quantidade de luz que cada abertura está recebendo lá no sensor, representada pelo quadrado amarelo preenchido, verá que a lente com abertura de 20mm, mas que tem a distância focal de 80mm está recebendo menos luz do que a que tem a distância focal de 40mm mas que também possui a mesma abertura de 20mm.

Agora repare no circulo horizontal laranja que pega as duas aberturas diferentes da Forma 1. São aberturas diferentes, porém, elas recebem o mesmo volume de luz, indicado pelo quadrado amarelo preenchido atrás do sensor. Ou seja, a abertura física isolada não é o suficiente para determinar o f-stop, a quantidade de luz que chega ao sensor, pois vai depender também da distância focal de cada lente.

Em um caso, duas aberturas iguais em tamanho geram volumes de luz diferentes.

No outro caso, duas aberturas diferentes em tamanho geram o mesmo volume de luz.

Em baixo, ao final da figura, a conta que resulta em um número bem menor que é o que chamamos de número “f” e que define os f-stops na fotografia, que é o que representa a proporção entre o diâmetro da abertura e a distância focal, os quais estão demonstrados na figura abaixo:

fstop3

Uma forma fácil de se lembrar dos principais f-stops e poder calcular de cabeça mesmo a proporcionalidade de um volume de luz é memorizando apenas os primeiros dois valores que são o 1 e o 1.4. Escolha um deles  e dobre sempre o valor do resultado. Para completar escolha o outro e faça a mesma coisa. Está ai todos os f-stops responsáveis por definir o aumento ou a diminuição do volume de luz de meio em meio ponto (ou f-stop).

Finalizando, porque ter que aprender tudo isso na fotografia sendo que na hora de fotografar mesmo não se vê ninguém com papel e caneta ou calculadora do lado para conseguir uma exposição correta?

Sim, as câmeras possuem sistemas que nos ajudam a encontrar os valores corretos das exposições, porém, os equipamentos apenas nos ajudam. Eles não nos dizem o que deve ser feito, apenas qual o andamento da situação.

Uma câmera não vai te dizer que você precisa de uma lente com abertura maior para fotografar eventos noturnos. Ela vai indicar que está faltando luz e você, sabendo que já está com a abertura máxima permitida por uma lente f4, por exemplo, pode decidir adquirir uma lente com abertura máxima maior, como f2.8, ou f1.4 para que possa suprir esta necessidade extra de luz.

O equipamento também não vai te dizer que suas fotos estão saindo riscadas por causa da baixa velocidade, mas vai indicar uma velocidade baixa para suprir a necessidade de exposição do sensor à luz para uma exposição correta. Já você, sabendo de como funciona um f-stop pode optar por aumentar o ISO, ou a abertura, ou definir melhor seu set de equipamentos para conseguir uma velocidade adequada para tal situação.

É você que vai escolher entre tudo nítido, com uma abertura bem pequena ou se vai querer aquele bokeh  com uma abertura maior, definindo melhor a distância entre você e o objeto e qual lente seria mais adequada dependendo da situação em que se encontrar.

É importante ter todo o conhecimento possível na hora de fotografar, pois a solução dos problemas que aparecerão virão somente do conhecimento e experiência que já possui e da capacidade criativa que tiver na hora.

Até a próxima!

PS: Curtam e compartilhem para que mais pessoas tenham acesso a estas informações. 🙂

Conteúdo adaptado do vídeo “A SIMPLE EXPLANATION OF F-STOP”  http://www.youtube.com/watch?v=KmNIouLByJQ#t=790

Anúncios

8 comentários sobre “F-Stop

  1. Sou professor de Op de Câmera e um aluno conseguiu me perguntar por que o Stops abertura do diafragma é representado pela letra F? Será que você pode me ajudar?

    • Olá Nilson!

      Ótimo questionamento do seu aluno! Bom, não tenho certeza quanto à origem do nome em si… mas de acordo com vários vídeos e materiais que já vi e li em inglês o que dá pra dizer que é pra ir de um F-stop pro outro, no caso de um aumento de abertura, por exemplo, é um Fator de multiplicação que se usa a raiz quadrada de 2, ou seja, acredito que seja o F de Fator.

      Outra coisa que me faz pensar isso é que a diferença entre F-stop e T-stop é justamente que o F diz respeito ao tamanho da abertura da íris (que segue as regras matemáticas na multiplicação pelo Fator) e o T diz respeito à quantidade de luz que passa por aquele orifício (já se tratando de uma questão mais física do que matemática).

      É como medir a potência de um carro. Há várias formas de se fazer isso… uma delas é medindo a potência na roda… daí tem-se um resultado de 100 cavalos, por exemplo… mas quando você vai andar com seu carro na estrada você nunca consegue esses 100 cavalos, pois existe a resistência do vento, do tipo do asfalto, etc.

      Então, uma coisa é a abertura (ou F-stop) ser definida com um número matemático… outra é a passagem da luz através (Through) da lente… e talvez por isso o T.

      Mas não passa de achismo meu, pois não tenho nenhum material que me garanta confirmar isso pra você rsrsrsr.

      Diz pra ele que os stops devem ser representados por um trabalho excelente e pra ele se cuidar… rsrsrsrsr… garoto curioso viu rsrsrsrs

      Abraço e desculpa não poder ajudar mais 😉