T-Stop

Você sabe o que é T-Stop?

T-Stop é diferente de F-Stop. Já vimos que o F-Stop se trata de medir intervalos entre volumes de luz que passam pela lente e que sua forma de controle está diretamente ligada à abertura do diafragma, ou seja, dependendo do tamanho do orifício, da abertura ou fechamento das lâminas, obtem-se determinado espaço que permite a passagem em maior ou menor volume de luz, e que este volume é medido em F-Stop, que são valores predeterminados, o que nos permite controlar a luz e calculá-la utilizando estes valores fixos.

O T-Stop, no entanto, é a capacidade que uma lente tem de deixar essa luz passar em relação ao seus elementos internos, ou seja, as lentes de vidro que se encontram dentro da lente.

Imagine um filtro ND que funciona como um óculos escuro. Imagine que este elemento escuro se encontrasse dentro de sua lente. Pois bem, sua lente seria escura, mesmo sendo uma lente com abertura grande como uma f2.8 ou até uma f1.2. Esta pouca passagem de luz em decorrência das características dos elementos que se encontram no interior da lente se mede também e usa-se o valor em T-Stop para diferenciá-lo do F-Stop.

Veja na comparação abaixo um exemplo de alteração do T-Stop em três lentes com mesmas características de abertura (todas são f2.8 e são 70-200), porém com T-Stops diferentes.

T-stop

Nesta comparação nós podemos observar que as lentes da Canon e da Nikon possuem o valor de T-Stop iguais, em 3.4. Já a Sigma possui um T-Stop menor, de 3.2. Isso significa que a lente da Sigma permite a passagem de um maior volume de luz, não por conta da abertura em si que também é f2.8, pois este é o F-Stop, mas por conta de seus elementos internos possuírem menor resistência à luz, permitindo que um volume maior de luz passe pelo mesmo diâmetro de abertura que as outras, através de elementos óticos mais translúcidos.

Provavelmente se 3 fotos fossem feitas para exemplificar esta comparação a foto com a lente Sigma seria mais clara, mais super-exposta um pouco do que as Canon e Nikon, mesmo sendo as fotos feitas com as mesmas configurações.

Uma curiosidade é que as lentes para cinema são descritas com o valor de T-Stop e não de F-Stop, pois é mais importante saber o quanto de luz uma lente pode deixar passar até o sensor do que a abertura física do diafragma em si.

lentescomp

Em caso de dúvidas ou maiores informações, deixe seu comentário ou pergunte.

Até a próxima!

PS: Não se esqueça de curtir e compartilhar se quiser que estas informações cheguem a mais pessoas. Vlw! 🙂

4 comentários sobre “T-Stop

    • Olá Leandro Stigliano!

      O T-Stop possui relação com o F-Stop ao passo que se caracteriza uma unidade de medida, somente isso. F-Stop e T-Stop são duas coisas diferentes, embora sejam muito próximas e aproximadas, um diz respeito aos valores pré-determinados do equipamento para controle do volume, intensidade e tempo de exposição da luz no sensor ou filme (abertura, velocidade e ISO), que é o F-Stop, enquanto o T-Stop é uma unidade de medida que mede a capacidade dos elementos da lente de não obstruírem a passagem da luz com a matéria que compõe o elemento (vidro, cristal).
      Mas temos poucas informações a cerca do T-Stop sendo que qualquer busca feita na internet por T-Stop provavelmente revelará tudo o que sabemos também.

      Um site que usei para demonstrar os valores descritos em lentes foi o http://www.dxomark.com/ onde você pode fazer comparações entre as lentes e elas possuem seu respectivo T-Stop.

      Boas buscas! 🙂