Exposição

Se você tem alguma dúvida sobre Abertura, Velocidade e ISO, sugiro que leia as páginas 3, 4 e 5 primeiro para que possa entender melhor sobre a exposição.

Exposição

Não. Não é uma exposição de fotos em um agaleria ou algo parecido. Trata-se da adequação da luz no registro da imagem. Trabalha-se a exposição utilizando os 4 elementos básicos da fotografia, que são a Abertura, Velocidade, ISO e Luz.

Uma imagem pode ser considerada, em termos de exposição, de três formas:

  • Sub-exposta – Menos iluminada que o ideal
  • Super-exposta – Mais iluminada que o ideal
  • Equilibrada – Com iluminação adequada

No entando é preciso reforçar aqui de que não são todos os casos em que a sub-exposição ou a super-exposição caracterizará um erro na fotografia, pois pode-se conseguir vários efeitos e intensões em uma imagem trabalhando-se a exposição. Por motivo didático nós vamos apenas considerar exposição equilibrada como sendo a adequada.

Além da cena em si na imagem é preciso observar o motivo ou outros elementos que estejam incluídos na mesma para se pensar na exposição. Por exemplo, se o fundo (uma parede branca) está super-exposto e a pessoa que está sendo fotografada ainda estiver mais escura, é preciso aumentar a exposição, pois o motivo principal não seria a parede mas sim a pessoa e a exposição deve estar corretamente balanceada de acordo com o motivo principal da cena. Se a cena pode ser trabalhada em termos de luz já é outra história, mas à princípio o mais importante é o motivo principal da foto.

E como controlamos a Exposição?

Veremos agora o Triângulo da Exposição. Este triângulo é formado pela Abertura, Velocidade e o ISO. São eles os ajustes responsáveis por balancear a luz que o sensor receberá.

Fotografando em uma área aberta, objetos brancos ou bem claros e reluzentes, com o sol bem forte, teremos muita luz, portanto, podemos usar um ISO baixo (ISO 100, por exemplo), uma abertura menor como f9, f11 e uma velocidade maior como 1/500.

Se fôssemos fotografar à noite teríamos que aumentar o ISO (ISO 1600), uma velocidade menor como 1/80 e uma abertura maior como f3.5, f2.8, etc. Tudo para fazer com que a exposição fique adequada de acordo com a luz que há na cena.

Para facilitar este balanceamento temos algumas dicas. Primeiro escolha o ISO a ser trabalhado com a cena em questão. Depois você pode escolher um dos modos de prioridade na câmera, como o TV ou S(respectivamente Canon = Time Value / Nikon = Speed) que terá como prioridade a Velocidade do disparo, ou seja, você escolhe a velocidade e a câmera determina qual a abertura adequada para uma correta exposição. Ou ao contrário, você pode usar o modo AV ou A (respectivamente Canon = Aperture Value / Nikon = Aperture), onde você controlará a abertura e a câmera determinará a velocidade adequada para uma correta exposição. Para ter total controle sobre todos os valores é preciso colocar no modo M de Manual. Aqui você controla a Velocidade e a Abertura individualmente, seguindo o mostrador da câmera que indicará se a cena se encontra sub-exposta, super-exposta ou equilibrada.

Mas só usará estes dois controles apenas quando o ISO já estiver determinado, pois você pode pré-determinar a Velocidade e a Abertura para uma determinada cena e ajustar o ISO para que a imagem fique equilibrada. Não se costuma fazer isso pelo fato de querermos sempre a melhor imagem possível, então, mesmo que você tenha que alterar o ISO, continue nos modos M, TV ou S e AV ou A, assim terá certeza de que as fotos sairão com a mesma qualidade em relação ao ISO.

Sendo assim, se você deseja fotografar algo com a velocidade baixa, deverá diminuir o ISO e/ou a Abertura. Se deseja congelar uma imagem terá que aumentar a Velocidade e, por consequência, aumentar a Abertura e/ou o ISO para equilibrar.

Faça os testes e fotográfe em vários locais. Na sombra, debaixo do sol, dentro de casa, à noite, etc. Terá várias situações para treinar estes ajustes.

Até a próxima!

Anúncios