Panning

Panning

 

Panning é o nome dado a uma técnica fotográfica que tem como base o controle da velocidade ao ponto em que se consiga capturar um objeto em movimento de forma nítida e estática mas que consiga deixar o restante da cena leve ou fortemente riscada pelo movimento causado pela utilização de uma baixa velocidade em relação ao mesmo.

O efeito causado por esta técnica é muito interessante e ressalta o movimento, a ação na imagem. E como toda técnica, que resulta em um bom efeito, um cuidado extra na hora de aplicá-la se faz necessário, pois efeitos e técnicas  intensos tornam a imagem incômoda, ou seja, cuidado para não utilizar demasiadamente em um único evento, álbum ou coleção, pois tornará a visualização do mesmo difícil.

Algumas situações comuns onde se aplica muito esta técnica são as corridas automobilísticas, MotoCross, corridas, ciclismo e/ou qualquer outro esporte que haja movimento relativamente constante do objeto principal. Porque constante? Imaginem uma corrida de skate, onde todos os participantes descerão uma ladeira e para ganhar velocidade adotarão determinada posição sobre o skate e tentarão permanecer o mais estático possível para manter o equilíbrio e fugir das ações de atrito da física. Esta seria uma situação interessante para se aplicar o panning. Já um campeonato de manobras, ainda no skate, já se torna difícil aplicar esta técnica, visto que os participantes não tem o objetivo de ficarem estáticos, mas sim de se movimentarem o tempo todo. O que acontece aqui é que o panning será aplicado e o fundo será riscado sim, mas serão raros os momentos onde o objeto principal, o skatista em questão, ficará nítido, pois por conta da baixa velocidade do obturador e de seu movimento constante em cima do skate provavelmente ele também ficará riscado, não caracterizando uma técnica de panning bem aplicada.

É muito importante se posicionar de forma firme, mas não estática. A utilização de um monopé ao invés de um tripé é o ideal, pois o monopé lhe fornecerá uma determinada consistência durante os disparos e te deixará livre para movimentar sua câmera horizontalmente. Não importa se o panning é feito da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Este aspecto é de ordem interpretativa e necessita de um objetivo final para determinar de qual lado se torna melhor a visualização.

O panning pode ser feito na vertical também, porém, são mais incomuns estas situações. Talvez um salto em queda livre, ou em uma cachoeira, desde que a movimentação do objeto se dê de forma vertical também a técnica pode ser aplicada, pois a direção da movimentação da câmera segue a movimentação do objeto e isto é o mais importante.

Utilizar o disparo contínuo da câmera é muito interessante, pois geralmente a cena em que se faz o panning é rápida e quanto mais fotos você fizer melhores as chances de conseguir uma que tenha ficado realmente boa. Sim, é difícil conseguir uma foto boa com poucos cliques.

O foco é outro problema. Daí temos duas situações: Foco manual ou contínuo. Se o objeto se posiciona a uma distância igual da câmera durante o trajeto onde será realizado o panning, pode-se utilizar o foco manual, o que melhora suas chances de capturar o momento certo por não ter que esperar a câmera encontrar o foco. Porém, se o objeto se movimenta de forma a reduzir ou aumentar a distância entre ele e a câmera neste mesmo trajeto, é interessante utilizar o foco contínuo, pois ele encontrará o objeto na posição adequada no momento do disparo.

Agora, é pegar a câmera e praticar. Se não tiver um monopé, procure se apoiar em uma parede, árvore ou algo que te dê firmeza no seu posicionamento. Cada objeto terá uma velocidade X e você deve descobrir qual é a melhor velocidade de disparo para cada situação.

Exemplos:

Técnica de panning feita em uma rodovia tendo um carro como objeto principal.
Técnica de panning feita em uma rodovia tendo um carro como objeto principal.
Panning realizado em uma corrida de ciclismo.
Panning realizado em uma corrida de ciclismo.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s